A bexiga neurogênica é uma condição caracterizada pelo mau funcionamento da bexiga em consequência de doenças do sistema nervoso central ou nervos periféricos envolvidos no processo da micção.
O problema acontece quando há lesões no sistema neurológico, interceptando de forma anormal as mensagens que os nervos enviam para o sistema nervoso central sobre a necessidade do esvaziamento da bexiga.
Abaixo, confira as causas, os tipos e as possibilidades de tratamento.
O problema na infância
Durante a infância, a bexiga neurogênica pode acontecer pela má formação congênita, sendo comum em crianças portadoras de Mielomeningocele.
Há também a possibilidade dessa condição se manifestar por lesões neurológicas adquiridas como os traumatismos raquimedulares, tumores no sistema nervoso central e paralisia cerebral.
Tipos
A bexiga neurogênica pode ser hipoativa ou hiperativa.
Hipoativa: quando a bexiga é incapaz de se contrair, não conseguindo se esvaziar adequadamente.
Hiperativa: quando a bexiga se esvazia de forma incontrolável, o que leva o paciente a ter o que se chama de incontinência urinária.
Possibilidade de Tratamento
O principal objetivo do tratamento nos casos de bexiga neurogênica é preservar a função dos rins dos pacientes, evitando quadros de infecções urinárias e tratando condições subjacentes associadas ao problema.
Entre as possibilidades estão:
- Cateterismo vesical intermitente;
- Anticolinérgicos (tratamento medicamentoso);
- Antibióticos (tratamento medicamentoso);
- Cirurgia.
O mais importante é, ao receber o diagnóstico, conversar com um especialista para entender qual é a indicação para cada caso específico.
Tratamento da bexiga neurogênica em Brasília
A Dra. Rhaiana Gondim atua em Brasília como urologista pediátrica. Com sua vasta experiência, sempre busca seguir o propósito de atender cada paciente de forma humanizada, e para isso, desde o início de sua formação, manteve-se atualizada.