A criptorquidia é uma condição congênita que afeta cerca de 1 em cada 20 bebês do sexo masculino.
Caracteriza-se pela ausência de um ou ambos os testículos no escroto ao nascimento. Geralmente, os testículos descem do abdômen para o escroto antes do nascimento, mas em casos de criptorquidia, um ou ambos podem permanecer no abdômen ou na região inguinal.
Implicações e riscos
Essa condição pode apresentar implicações significativas para a saúde a longo prazo se não tratada. Os testículos não descidos têm maior probabilidade de sofrer danos e estão associados a um risco aumentado de infertilidade e câncer testicular.
Além disso, a criptorquidia pode afetar o desenvolvimento adequado dos testículos, o que pode influenciar a produção de hormônios masculinos, como a testosterona.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da criptorquidia normalmente é feito durante o exame físico do recém-nascido. Em muitos casos, os testículos descem para o escroto nos primeiros meses de vida. No entanto, se isso não ocorrer, podem ser necessárias intervenções médicas para tratar a condição.
Procedimentos e tratamentos
O tratamento da criptorquidia geralmente envolve procedimentos para descer os testículos para o escroto. Em alguns casos, essa descida ocorre naturalmente até os primeiros meses de vida. Se não, o médico pode recomendar uma cirurgia conhecida como orquidopexia, que fixa o testículo no escroto.
Importância do tratamento precoce
É essencial tratar a criptorquidia o mais cedo possível para prevenir complicações futuras. A intervenção precoce, pode reduzir o risco de problemas de fertilidade e outros impactos na saúde masculina ao longo da vida.
Portanto, para os pais de bebês diagnosticados com criptorquidia, é fundamental buscar orientação médica especializada para determinar o tratamento mais adequado e garantir o acompanhamento adequado do desenvolvimento dos testículos de seus filhos.
Tratamento da criptorquidia em Brasília
A Dra. Rhaiana Gondim atua em Brasília como urologista pediátrica. Com sua vasta experiência, sempre busca seguir o propósito de atender cada paciente de forma humanizada, e para isso, desde o início de sua formação, manteve-se atualizada.